No ultimo Domingo 03/07/11, rolou em São Paulo uma competição em uma das mais insanas rampas já vistas, a Mega Rampa!
Bob Burnquist, tetracampeão do mundo na Megarampa (2007 a 2010), bicampeão mundial de vertical e dono de sete títulos do X-Games, conquistou neste domingo, pela terceira vez, a etapa de São Paulo da Megarampa. O norte-americano Mitchie Brusco, de 14 anos, ficou em segundo, mesmo estreando em evento oficial megarampa. Um tem 34 anos e o outro, 20 a menos.
(A esquerda Mitchie e a direita Bob.)
Esta foi a segunda etapa do Mundial de 2011 e o brasileiro venceu na estreia, na Califórnia, no mês passado. Agora tem meio caminho andado para um novo título mundial. Isso porque o circuito seguirá para Los Angeles (entre os dias 28 a 31 deste mês) e em setembro, última prova, para o quintal da casa dele, onde há uma Megarampa e onde Mitchie já treinou ao lado do ídolo.
- Fiquei muito orgulhoso (de Mitchie). Rola um respeito mútuo. Na idade dele eu olhava para o Sérgio Negrão, Lincoln Ueda, Léo Kakinho. Fico feliz de entregar o que um dia eu também recebi - afirmou Bob, mostrando reverência a um moleque. Ele aponta Pedro Barros como um Mitchie brasileiro. Barros não competiu neste evento porque estava machucado.
- Este foi o primeiro evento Megarampa do Mitchie e já pressionou todo mundo. Este moleque anda muito e dá a perspectiva de futuro. Mostra que aos 14 anos a Megarampa não é só para skatistas experientes. Por ser mais leve, consegue dar aéreos menores. E conforme for crescendo vai subindo de forma gradual e vai dar trabalho por muito tempo. Eu gosto disso porque faz com que eu acorde todos os dias e vá para a musculação e para a pista. Me incentiva - explicou Bob, um dos organizadores do evento, ao lado do amigo Danny Way.
A classificação geral levou em consideração todas as voltas e Bob conseguiu média de 90,20 pontos (liderou desde sexta-feira). Pelo título no Brasil, Bob ganhou 15 mil dólares (cerca de R$ 24 mil) de um total de 70 mil dólares de premiação (cerca de R$ 110 mil). Mitchie fez 87,57 e o também norte-americano Adam Taylor, que terminou em terceiro, 87,10 pontos. Neste domingo, os finalistas tiveram cinco oportunidades para descer a rampa de 31 metros.
Mitchie, fã de Bob, foi tão ovacionado quanto o ídolo. Deu vários autógrafos.
- Meus amigos me compreendem bem, não acham que sou um garoto maluco (risos)... É muito gostoso andar de skate, é prazeroso. Quando ando de skate esqueço tudo. É só o skate. Eu brinco, me divirto acho que este é o segredo - disse o menino, de sorriso largo, extremamente simpático. - Adorei o Brasil!!! Antes preferia a Austrália mas agora, com certeza, prefiro o Brasil. E se der, a próxima entrevista será em português.
Com o resultado de São Paulo, Burnquist tem duas vitórias na temporada da modalidade, pois já havia vencido a etapa de Tehachapi, Estados Unidos. A próxima parada acontecerá entre os dias 28 e 31 de julho, em Los Angeles. A quarta e última prova está marcada para setembro, na casa de Bob, na Califórnia.
BMX
O evento contou também com a participação dos Bmxer’s voando na ramp, e mostrando toda a insanidade do bmx. Dentre eles, estavam presentes os gringos Anthony Napolitan, James Foster, Morgan Wade, Colton Satterfield, dentre outros.
Destacando-se também o brasileiro Douglas “doguete” de 20 anos, de São Bernardo do Campo, que venceu a prova de Big Air (maior aéreo), voando 6,20 metros na MegaRampa 2011 e levanta o público no Sambódromo do Anhembi.
“Andar diante de tanta gente é emocionante e especial. Quando vi a arquibancada cheia, deu motivação a mais para mostrar o meu melhor”.
Após a vitória, Doguete foi saudado pelos rivais e caiu nos braços da galera. “Passei por muitas dificuldades na carreira e chegar nesse ponto é maravilhoso. Agradeço aos que sempre acreditaram em mim”, lembrou o biker que dá aulas de BMX no Parque Radical, no Paço Municipal de São Bernardo.
Doguete começou na modalidade com 14 anos e desde então se apresenta por todo o Brasil, mas sempre sonhou em andar no exterior. “Quero ir para fora, onde competem os melhores. Sempre me espelhei no Morgan Wade, Kevin Robinson e estar aqui com eles é especial. Também gosto muito do Bob Burnquist, sei andar de skate, mas nada muito avançado”.
Sao Paulo MegaRamp Contest Video Highlights - More BMX Videos
(fontes:www.eminentbmxtv.com/ ,www.evom.com.br/category/esporte ,www.oglobo.globo.com/esportes/mat/2011/07/03/bob-burnquist-conquista-tri-na-megarampa-em-sao-paulo-924823039.asp, http://esporte.uol.com.br/skate/ultimas-noticias/2011)
Abraçãao, Victor Novais (editor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário